Punk's not Gaita!

Ken ki frâ?*

A propósito da aula de hoje, deixo-vos uma sugestão que me parece enquadrar-se como marginal: Scúru Fitchádo, um projecto musical relativamente recente, que cruza as sonoridades Punk com o estilo cabo-verdiano Funaná.
Logo pela descrição, esta é uma fusão altamente improvável, porquanto antes de se carregar no play, fica difícil de imaginar como é que estes dois géneros se vão cruzar. Além disso, a cultura Punk cimentou-se num assumido posicionamento nas margens da sociedade, enquanto que o Funaná se desenvolveu num movimento oposto, de aculturação (mais ou menos imposto, será discutível noutros âmbitos). No caso, a inclusão da concertina, também conhecida por gaita, em sonoridades africanas.
Marginal, porque se estranha; marginal, porque é inconformado e inclassificável. Marginal, porque, apesar de tudo, punk que é punk é marginal!
Assim, eu coloco-os no nosso simbólico caixote do lixo. Se adiciono - permanentemente - à minha playlist, ainda não estou segura. No entanto, irei acompanhar o fenómeno para descobrir se o burburinho crescente em redor dos Scúru Fitchádo os tornarão, um dia, numa banda consensualmente apreciada ou se o grupo se manterá fiel à desordem. Canónica e musical. Que é como quem diz, social. 

*Quem é que disse? 

https://www.youtube.com/watch?v=R3dvRjF3--k




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A crónica - TPC: ler

Pessoas reais